quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Teatro na Escola! 2011



quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
Grupo de Teatro de Escola de Pontes e Lacerda é destaque nacional em 2011
As artes cênicas foram o grande destaque da Escola Estadual Vale do Guaporé que terminou o ano de 2011, como representante de Mato Grosso no cenário artístico nacional. O grupo de sete estudantes do 6º ao 9º ano, integrantes do grupo de teatro Encenação, foi aplaudido de pé em Pontes e Lacerda (450 km de Cuiabá), no último dia 23, durante cerimônia de entrega de certificados à equipe.

O reconhecimento do público da cidade natal encerrou o ano que também contou com premiações em Belo Horizonte, durante o Festival de Teatro Estudantil (Feto), e em Cuiabá, na 8ª edição do Festival Estudantil de teatro Temático para o Trânsito (Fetran).

O espetáculo “Amigas Poetas” foi o responsável por levar a equipe, pela primeira vez, a festivais nacionais. No festival de Belo Horizonte, ocorrido em setembro, o ‘Encenação’ representou Mato Grosso, junto com grupos de outros dezesseis estados e da Argentina. Na capital mineira, a equipe recebeu os prêmios de melhor atriz, melhor maquiagem e melhor trabalho em grupo.

O reconhecimento também esteve presente em Mato Grosso, onde o grupo conquistou a segunda colocação da categoria infanto-juvenil do Fetran. O 8ª edição do festival reuniu grupos estudantis de todo o estado para abordar a temática do trânsito e premiou os vencedores com aparelhos de multimídia, computadores e aparelhos celulares.

Apesar das diversas apresentações, a integrante, Maristela Motta Santos, considera a apresentação realizada no município de Comodoro (644 km de Cuiabá), a primeira eliminatória do Fetran, como a mais significativa.

“Achei a (apresentação) de Comodoro, a mais emocionante. Era a primeira vez que iríamos subir no palco profissional e mostrar o que a gente sabia para o nosso público, a emoção foi muito grande”, declara.

A estudante do 9º ano, que começou a fazer parte do grupo neste ano, representou quatro personagens durante a peça e afirma ter aprovado a experiência. “Essa importância que o projeto atingiu serviu pra incentivar o teatro entre os outros alunos. Agora, muita gente quer participar”, afirma.

A expectativa, segundo a coordenadora de projetos da Escola, Maria do Carmo Quintino, é que em 2012 o projeto se estenda para um grupo infantil. “Já temos uma professora que cuidará da nova equipe e pretendemos ampliar esse trabalho”, declara. A coordenadora ainda concluiu que os regulamentos para os festivais de 2012 já estão sendo revistos e analisados. E as peças estão iniciando o trabalho de elaboração.

Sobre os detalhes do próximo espetáculo, a professora não aprofunda, mas independente da temática a ser abordada, ela não esconde a grande satisfação em participar do projeto. “O grupo de teatro Encenação elevou o nome do estado, município e escola a nível nacional, mostrando que a arte na escola pode fazer a diferença”, conclui.

Criação|

O grupo de teatro está inserido no ambiente escolar desde 2009, com a direção do professor Rogério Aparecido das Neves, conhecido como Roger Neves, que teve como objetivo inicial demonstrar a importância das artes cênicas para os adolescentes. Neste mesmo ano, durante um evento de cultura do município, o espetáculo pioneiro do grupo, intitulado “Sinais”, foi premiado com a 2ª melhor peça teatral, além de melhor texto e melhor direção. Desde então, o projeto ampliou de seis para 35 participantes.

Segundo Neves, o grupo atualmente possui um cunho social “ampliamos a nossa estrutura e hoje dividimos as apresentações em várias equipes que promovem ações sociais, ensaios abertos e movimentos culturais dentro e fora da escola”. Para ele, que é professor de teatro profissional, o trabalho das artes nas escolas é “excepcionalmente” pedagógico e traz como conseqüência o aumento da participação da família nos assuntos escolares. “É necessário tempo para que os pais confiem no trabalho, mas assim que isto é alcançado, a família passa a freqüentar mais a escola”, afirma.

Assessoria Seduc/MT

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